SANTA CATARINA : Tratamento para Usuário de Drogas

Quando utilizamos o termo usuário de drogas, provavelmente em sua mente vem a imagem de uma pessoa em situação de rua, sujo, submisso aos vícios e outras mazelas.

Embora esses casos realmente existam, a maioria dos usuários de drogas de Santa Catarina vivem a vida normalmente como eu ou você, pelo menos, até chegaram a um grau em que o vício começa a trazer sérios problemas em seu dia a dia, atrapalhando sua vida social, familiar e profissional.

Identificar um usuário de drogas de Santa Catarina é, por muitas vezes, difícil, pois no início do vício a pessoa consegue administrar sua vida em convívio com as drogas e como o vício não vê posição social, raça ou credo, facilmente encontramos usuários de drogas nos mais diferentes tipos de lares.

Por isso mesmo, é importante ficar alerta, pois pessoas de Santa Catarina que fazem parte do seu círculo de amizade ou familiar, que mantêm uma relação próxima com você, podem estar com sérios problemas relacionados ao vício em drogas e você nem saber disso.

Se você de Santa Catarina ou cidades próximas, possui um parente que é usuário de drogas, que está sofrendo com o vício, entre em contato conosco. Possuímos longa experiência em reabilitação de usuários de drogas, tanto pessoas que desejam abandonar as drogas (tratamento voluntário), quanto pessoas que não compreendem ainda o estado em que está vivendo por causa dos vícios (internação involuntária). Estamos aqui para lhe ajudar a determinar o melhor tratamento e a clínica de reabilitação ideal.

Tipos de Tratamento para Usuários de Drogas de Santa Catarina

Existem vários tipos de tratamentos para usuários de drogas. Precedimentos que vão desde o tratamento em casa até as internações compulsórias. O tratamento ideal para um usuário de drogas de Santa Catarina dependerá de alguns fatores, como, o desejo do dependente em abandonar as drogas, o grau do vício ou o desejo por terapias alternativas sem a necessidade de internação.

Vamos citar algumas possibilidades de tratamento para usuários de drogas e também etapas de um tratamento completo, mas, aconselhamos que entre em contato conosco, converse com um dos nossos especialistas em reabilitação humana, pois assim, faremos uma análise complete para indicar o melhor procedimento para que você de Santa Catarina possa vencer o vício em drogas.

Desintoxicação do Usuário de Drogas

A desintoxicação é um passo importante na reestruturação completa das funções metabólicas alteradas pelo uso de drogas. Este processo também influencia a estabilidade emocional das pessoas viciadas, uma vez que a recuperação só é positiva quando novos pensamentos, novas atitudes e novos comportamentos saudáveis são estabelecidos.

A desintoxicação é o primeiro passo em todos os tipos de tratamentos para pessoas dependentes em drogas de Santa Catarina. A desintoxicação pode durar entre 20 e 45 dias, sendo um dos períodos mais importantes do tratamento para usuários de drogas. Após este período de desintoxicação, o tratamento baseia-se em questões mais emocionais, para identificar os motivos ao uso das drogas e o vício.

A desintoxicação também é conhecida pelo período de abstinência. Tempo que o usuário de drogas de Santa Catarina ficará sem a ingestão. Ao longo deste período, o apoio de amigos e familiares é necessário para que o indivíduo seja capaz de fornecer a principal força psicológica para prosseguir o seu objetivo. É de notar que o sucesso da desintoxicação é decisivo na preparação do usuário de drogas para os próximos passos do tratamento.

A Psicoterapia no Tratamento de Usuários de Drogas

A intervenção psicoterapêutica é baseada num processo que oferece uma combinação de terapias de apoio psicológico e medicação. Existem várias fases e cada uma delas é definida na funcionalidade da percepção que o médico tem das necessidades primárias do usuário de drogas de Santa Catarina.

Idealmente, estas intervenções terapêuticas combinadas são realizadas em clínicas de reabilitação com uma equipe multidisciplinar composta por médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, terapeutas e outros. Para além do uso de medicamentos, o aconselhamento ajuda a prevenir comportamentos insalubres.

Graças a um envolvimento multiprofissional, é possível obter resultados mais satisfatórios na reabilitação do usuário de drogas. Ao trabalhar em conjunto, a troca de ideias permite ver com maior precisão as necessidades de prováveis ajustamentos para que as terapias escolhidas sejam ainda mais eficazes.

O uso de Medicamentos no Tratamento de Usuários de Drogas

O grupo terapêutico que conduzirá o tratamento do usuário de drogas de Santa Catarina deve escolher e gerir cuidadosamente os medicamentos utilizados no processo de reabilitação. Este cuidado é importante para assegurar que o dependente químico não abuse da medicação ou adote uma atitude insalubre.

Em alguns casos um organismo já intoxicado pelo consumo das drogas requer a substituição de substâncias que foram retiradas do consumo do usuário, a fim de evitar os sinais graves de abstinência. Os analgésicos ou calmantes prescritos são necessários para reduzir as dores do corpo que ocorrem durante a desintoxicação. O apoio psicológico é igualmente essencial para ajudar a controlar os ataques de ansiedade que têm o potencial de criar irritabilidade e mau humor.

O uso de medicamentos não é obrigatório, sempre deve ser analisado pelos médicos e psicólogos da clínica de reabilitação e havendo necessidade, deve haver um início e término programado, sendo avaliado a necessidade constantemente.

Internação de Usuários de Drogas em Clínica de Reabilitação

Atualmente, as clínicas de reabilitação especializadas em dependência química de Santa Catarina expandiram os tratamentos para ajudar os usuários de drogas que não conseguem vencer esta luta contra o vício por si próprios. Neste campo, as metodologias terapêuticas são utilizadas a partir de uma perspectiva biopsicossocial do indivíduo e concentram-se nas suas necessidades primárias.
Por este motivo, a internação do usuário de drogas de Santa Catarina em uma clínica de reabilitação é essencial para que receba todo o apoio necessário para superar a dependência. Um dos objetivos mais importantes da internação é manter-se afastado dos espaços e das pessoas que consomem drogas. Especialmente durante todo o período de internamento, a internação pode ser a opção mais viável para ajudar aqueles que precisam de se ver livres de drogas.

Ao analisarmos esta opção, o usuário de drogas de Santa Catarina possui duas opções, sendo:

  1. INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA

    Quando o usuário de drogas de Santa Catarina compreende que o vício está atrapalhando sua vida e aceita realizar um tratamento para se libertar em uma clínica de reabilitação, chamamos este procedimento de internação voluntária.

  2. INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA

    Quando o usuário de drogas de Santa Catarina não se conscientizou da necessidade de realizar um tratamento para vencer o vício e os familiares presenciam a degradação de sua vida, quando as drogas colocam em risco a vida do usuário ou de pessoas próximas, os familiares podem e devem fazer uso da internação em uma clínica de reabilitação mesmo não sendo, neste momento, o desejo do dependente químico.

Para saber mais detalhes sobre a internação de um usuário de drogas de Santa Catarina em uma clínica de reabilitação especializada, por favor, entre em contato conosco, pois assim analisaremos o melhor procedimento.

Como identificar um Usuário de Drogas de Santa Catarina?

Tratamento Dependência Química - Clinica de Reabilitação Santa Catarina
Usuário de Droga de Santa Catarina - Internação e Tratamento em Clínica de Reabilitação
Usuários de Drogas de Santa Catarina - Internação em Clínica de Reabilitação

Os usuários de drogas recreativos de Santa Catarina fazem uso das substâncias de forma esporádica, casual ou social. Inicialmente, sem grandes problemas para sua vida, seus familiares e amigos. Porém, uma grande parcela destes usuários de drogas recreativos, acabam sim se tornando viciados compulsivos, então, é importante observar alguns comportamentos característicos e buscar compreender em qual nível está o usuário de drogas.

Usuários compulsivos de drogas são aqueles que aumentam de forma considerável o uso de drogas sem se preocupar com o risco de consequências prejudiciais.

Com os nossos longos anos de experiência de atuação em Reabilitação de usuários de drogas de Santa Catarina, conseguimos dizer que a mudança entre o uso recreativo de drogas e vício (uso compulsivo de drogas) pode ser muito rápido, por isso é importante que os familiares fiquem atentos aos sinais listados abaixo:

  • Mentir, mesmo quando seja mais fácil dizer a verdade;
  • Culpar os outros, sabendo que não são culpados;
  • Ritualizar seus comportamentos;
  • Afastar-se dos outros.

A pessoa passa a ter um mundo emocional e mental secreto para se refugiar. É nesta fase que por exemplo, que os alcoólicos começam a beber antes de ir para casa ou de arrumar desculpas para ingerir álcool.

Durante as diversas experiências com as drogas, como também o passar do tempo e a continuidade do ciclo de uso, o usuário de drogas sofre diversas modificações físicas, mentais e principalmente comportamentais.

Alterações no humor e comportamento, são os primeiros sinais do abuso das drogas por uma pessoa.

Ela pode se tornar mais introvertida, introspectiva e até mostrará sinais de culpa, depressão profunda ou tristeza, a intolerância, irritabilidade, ansiedades excessivas, baixo desenvolvimento acadêmico, profissional, desinteresse pelas atividades familiares ou sociais, o isolamento, baixa crítica, entre outras disfuncionalidades.

Infelizmente, na maioria das vezes, os familiares, cônjuges ou amigos mais próximos do usuário de drogas de Santa Catarina, são os últimos a saberem que seu ente querido, está se relacionando com as drogas. Normalmente estas percepções só ocorrem quando o consumo e uso de drogas passa de recreativo para vício descontrolado, exatamente por causa dos problemas gerados.